Como Recuperar Fotos do seu iPhone: Guia Passo a Passo (2023)

O celular se tornou um dispositivo indispensável em nosso dia a dia, substituindo cada vez mais as câmeras fotográficas tradicionais. Com o iPhone, tiramos inúmeras fotos que ficam armazenadas em nosso aparelho. No entanto, chega um momento em que a memória do telefone começa a ficar cheia e é necessário fazer uma limpeza. É nesse momento que corremos o risco de apagar acidentalmente fotos importantes. Mas não se preocupe, existem várias maneiras de recuperar essas fotos perdidas. Neste guia passo a passo, vamos te ensinar como recuperar fotos do seu iPhone.

Eliminando Fotos do seu iPhone com um Mac

Uma maneira prática de gerenciar as fotos do seu iPhone é utilizando o aplicativo Image Capture, que já vem instalado em seu Mac. Com ele, você pode visualizar, baixar e até mesmo excluir fotos do seu iPhone. Veja como fazer:

  1. Abra o aplicativo Image Capture em seu Mac.
  2. Conecte seu iPhone ao computador usando o cabo USB.
  3. Selecione seu dispositivo na lista de dispositivos disponíveis.
  4. Visualize as fotos em formato de miniatura ou em uma lista.
  5. Escolha quais fotos deseja salvar em seu disco rígido. Você pode ajustar o tamanho das miniaturas arrastando o controle deslizante.
  6. Clique no menu "Importar para" e escolha onde deseja salvar as imagens ou qual aplicativo deseja usar para abri-las.
  7. Para importar apenas algumas imagens, selecione-as e clique em "Importar". Para importar todas as imagens, clique em "Importar tudo".
  8. Você também pode configurar o aplicativo para transferir automaticamente as imagens do telefone para o computador sempre que estiverem conectados. Basta clicar no botão "Mostrar/Ocultar" no canto inferior esquerdo da janela ou selecionar a opção "Importador automático" no menu suspenso "Conectar esta câmera".

Excluindo Fotos diretamente do seu iPhone

É muito fácil excluir uma ou várias fotos do seu iPhone. Basta seguir estes passos:

  1. Abra o aplicativo Fotos em seu iPhone.
  2. Selecione a opção "Todas as fotos" na parte inferior esquerda.
  3. Toque em "Selecionar" no canto superior direito e toque nas fotos que deseja excluir. Você também pode arrastar o dedo pela tela para selecionar várias fotos de uma vez.
  4. Adicione, remova ou cancele a exclusão das fotos tocando no ícone +/- no canto superior direito.
  5. Toque no ícone da lixeira no canto inferior direito para excluir as imagens.
  6. Se você quiser excluir apenas uma foto, também pode usar o recurso 3D Touch em um iPhone 6 ou superior. Basta tocar e segurar em uma foto para visualizá-la e, em seguida, selecionar "Excluir" no menu inferior.

Mesmo se você excluir uma foto por engano, ainda há tempo para recuperá-la. Quando você exclui uma foto da galeria, ela é movida para o álbum "Apagadas recentemente", onde fica armazenada como uma lixeira por 30 dias. Isso significa que você pode excluir fotos do aplicativo Fotos e ainda ter acesso a elas durante esse período de 30 dias.

Excluindo Fotos do Álbum "Apagadas recentemente"

Se você está ficando sem espaço de armazenamento e já fez backup de suas fotos, pode excluir permanentemente as imagens do álbum "Apagadas recentemente". Siga estes passos:

  1. Abra o aplicativo Fotos em seu iPhone.
  2. Acesse o álbum "Apagadas recentemente".
  3. Toque em "Selecionar" no canto superior direito.
  4. Selecione "Excluir tudo" no canto inferior esquerdo ou marque as imagens que deseja excluir e, em seguida, toque em "Excluir".
  5. Aparecerá um aviso informando que essa ação não pode ser desfeita. Quando estiver pronto, selecione "Excluir fotos".

Recuperando Fotos Excluídas

Se você excluiu uma foto ou um grupo de fotos por engano ou mudou de ideia e deseja recuperá-las, é possível fazer isso facilmente. Aqui estão três opções para recuperar fotos excluídas do seu iPhone:

Recuperando Fotos do Álbum "Apagadas recentemente"

Se você não excluiu suas fotos da pasta "Apagadas recentemente", o iOS as mantém armazenadas por 30 dias. Veja como restaurá-las:

  1. Abra o aplicativo Fotos.
  2. Acesse a pasta "Apagadas recentemente".
  3. Toque em "Selecionar" no canto superior direito.
  4. Toque em "Recuperar" ou selecione as fotos individuais que deseja recuperar e, em seguida, toque em "Recuperar".
  5. Se você estiver usando a biblioteca de fotos do iCloud, também pode acessá-la e seguir os mesmos passos.

Restaurando a Partir de um Backup no Mac (iOS 13 e macOS Catalina)

Se você costuma fazer backups do seu iPhone no computador, suas fotos já devem estar incluídas no backup. Isso significa que você pode restaurar as imagens perdidas. No entanto, lembre-se de que, ao restaurar a partir de um backup anterior, todas as fotos que voltarão ao seu iPhone serão as mesmas que estavam lá no dia do backup. Portanto, faça um backup de suas novas fotos em outro local, se desejar mantê-las, antes de restaurar a partir de um backup anterior. Siga estes passos:

  1. Conecte seu iPhone ao computador e selecione-o.
  2. Na guia "Resumo", selecione "Restaurar a partir deste backup" e escolha o backup desejado, caso haja mais de um.

Fazendo Backup com um Aplicativo de Terceiros

Usar um aplicativo de terceiros para fazer backup de suas fotos é uma ótima maneira de garantir a segurança delas. É sempre bom ter várias cópias de segurança de algo tão valioso quanto suas fotos, pois os sistemas de backup podem falhar a qualquer momento. Nunca é bom ficar em uma situação em que não há opções para recuperar fotos perdidas. Aqui estão algumas opções de backup:

  • Google Fotos: Se você tem uma conta do Google e do Gmail, pode fazer backup ilimitado e gratuito de suas fotos, desde que elas tenham até 16 GB. Isso é suficiente para a maioria das fotos tiradas em smartphones. Além disso, você também pode usar o iCloud ou o Airdrop da Apple para fazer o download das fotos para o seu computador. Outra opção é armazenar as fotos no Dropbox, embora a capacidade de armazenamento gratuito seja limitada, assim como no iCloud.

Com essas dicas, você poderá recuperar suas fotos perdidas do iPhone de forma fácil e rápida. Lembre-se sempre de fazer backups regulares para evitar a perda de dados importantes.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Prof. Nancy Dach

Last Updated: 09/10/2023

Views: 6193

Rating: 4.7 / 5 (77 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Prof. Nancy Dach

Birthday: 1993-08-23

Address: 569 Waelchi Ports, South Blainebury, LA 11589

Phone: +9958996486049

Job: Sales Manager

Hobby: Web surfing, Scuba diving, Mountaineering, Writing, Sailing, Dance, Blacksmithing

Introduction: My name is Prof. Nancy Dach, I am a lively, joyous, courageous, lovely, tender, charming, open person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.